Dias 27-29 – 20180116-18: Os Últimos Três Dias

Cheguei aqui a Cortland, sozinho (a Paloma ficou), vindo de Calgary, no dia 16, de madrugada. Já contei essa história no último artigo.

Nos últimos três dias, que incluem o próprio dia 16 e hoje, dia 18, não fizemos grande coisa.

No dia 16, ficamos em casa o dia inteiro, curtindo a ressaca causada pelo retorno de Calgary. Levantamos muito tarde (fomos dormir eram mais de quatro horas da manhã) e acabamos nos levantando perto da hora do almoço — eu ainda antes da Paloma.

Ontem, dia 17, só saímos logo depois do almoço para um breve passeio no Shopping, onde ficamos exclusivamente na loja chamada Target. Compramos um monte de besteirinhas, a Paloma um remédio para sinusite,  tomamos um chocolate quente na Starbucks que fica na entrada da loja, e foi isso. Na volta, paramos na Walmart, para comprar mais umas besteirinhas — e algumas lembrancinhas. Aproveitamos e compramos vinho e Coca-Cola, cujo estoque estava no fim. À noite, aqui em casa, comemos uma deliciosa carne de porco com arroz e legumes, que a Andrea preparou.

Ontem, antes do almoço, tomamos algumas decisões importantes sobre o restante de nossa viagem. Quando viemos, compramos o bilhete apenas São Paulo – Cleveland (via Newark), com retorno San Francisco – São Paulo (novamente via Newark). A passagem por Newark na ida e na volta foi exigência da United. Os voos em questão são rotas  da antiga Continental, adquirida pela United há tempos, cujo hub principal era em Newark. Não protestamos, porque assim ganhamos mais milhas… Ficou em aberto o trecho Cleveland – San Francisco, onde participaremos do Congresso da PBL – Problem-Based Learning and Other Active Methodologies, já no final de nossa estada aqui no país. Deixamos em aberto porque queríamos poder decidir se iriamos daqui de Cleveland para San Francisco por algum outro meio de transporte, que não avião, e, em qualquer hipótese, por que rota. 

Descobrimos, através da Andrea e de sua mãe, que as companhias aéreas contam com subsídio dos cassinos de Las Vegas para baixar o preço dos voos para lá, e que, por conseguinte, poderia ser um bom negócio voar para Las Vegas, permitir que a Paloma conheça a cidade, que ela não conhece, e de lá ir para San Francisco, talvez até de carro. A Paloma é a fuçadora de ofertas na Internet e achou um voo de Cleveland até Las Vegas, por coincidência, via San Francisco, por cerca de 150 dólares por pessoa — e pela United, que nos dá assento preferencial e outros privilégios, como duas malas despachadas por pessoa sem custo. Compramos a passagem para a data de 4 de Fevereiro.

Isso nos dá, a partir deste domingo, mais duas semanas aqui. Como amanhã (sexta-feira, dia 19/1) e sábado (20/1) estaremos em Cleveland, com a Andrea e o namorado, resolvemos alugar um carro para as duas últimas semanas mais um dia aqui (15 dias). O carro próprio nos dará maior mobilidade e nos permitirá deixar de incomodar tanto a Andrea e o John. Novamente, a Paloma achou um preço baratíssimo para uma SUV Ford Escape (ou semelhante — acho que Ford Escape é o mesmo que Ford Titanium no Brasil, mas não estou certo). No sábado de manhã pegaremos o carro e o devolveremos no dia 4/2 de madrugada, quando formos sair para Las Vegas.

Em Las Vegas ficaremos pelo menos dois dias. Vamos ver. E, daí, vamos para a área da Baía de San Francisco (San Francisco Bay), curtir a região, onde morei por um ano em 1972-1973 e onde a Andrea nasceu, em Junho de 1973, um dia depois de São João. 

Hoje, 18/1, quinta-feira, logo depois da hora do almoço fui com a Andrea até o banco dela, verificar se conseguíamos resolver uns probleminhas que encontramos para pagar algumas coisas. Parece que conseguimos. Depois a Andrea seguiu para seu plantão na Imobiliária e eu e a Paloma ficamos em casa, onde comemos alguma coisa — ela, leftovers do jantar de ontem e eu um sanduíche de salame e queijo (que em geral prefiro a comida, propriamente dita — I am definitely a sandwich man). Agora a Paloma está fazendo um quebra-cabeça (puzzle) e eu esperando a Andrea chegar de volta, espero que trazendo meu cognac, porque a primeira garrafa já acabou há tempo… São 19h aqui. [PS: Trouxe.] 

O que faremos nas próximas duas semanas em que teremos um carro full time e que poderemos rodar por aí? Várias coisas:

  1. A Paloma quer voltar a Niagara Falls (menos de 3 horas daqui);
  2. Queremos ir a Pittsburgh, minha “terra natal” nos Estados Unidos, onde visitaremos o Pittsburgh Theological Seminary e a University of Pittsburgh, instituições nas quais estudei (vide os artigos iniciais);
  3. Queremos ir até o Grove City College, tradicional “college” presbiteriano (um college é algo equivalente a um Centro Universitário, no Brasil, que oferece vários programas de graduação, e mesmo alguns de pós-graduação, sem ter a intensa universidade de pesquisa que caracteriza uma Universidade), na linda cidade de Grove City, no Oeste da Pensilvânia, nas montanhas do Allegheny, onde a Andrea estudou, de 1991 a 1995;
  4. Queremos visitar o Amish Country, conhecer as lojinhas e os costumes desses dignos representantes da Reforma Radical (uma variante dos Menonitas, mas bem mais radical);
  5. E assim por diante.

Se desse (ou se der), iríamos (ou iremos) até Ann Arbor e Bowling Green.

A primeira, Ann Arbor, em Michigan, é uma tradicional cidade cheia de universidades, a mais famosa das quais é a University of Michigan.

A segunda, Bowling Green, em Ohio, tem uma universidade na qual fui Professor Visitante no Verão de 1981 e onde existe um excelente departamento de Filosofia, responsável tradicional pela publicação chamada Philosopher’s Index.

É isso. Toledo fica mais ou menos a meio do caminho das duas.

O tempo por aqui continua abaixo de zero, na escala Celsius, mas depois da nevasca que caiu na noite do dia 15 para 16 não nevou mais.

Em Cortland, 18 de Janeiro de 2018 (18/1/18 — bonitinho!)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s