Dia 27 – 20180116: Retorno para Casa só Terminou Hoje de Madrugada

Este artigo dá continuidade ao anterior, que teve o título de “Retorno Conturbado de Calgary”, e que pode ser lido em:

Comecei a escrever este artigo às 23h do próprio dia 15, ontem. Estava ainda em Toronto há exatamente onze horas (pois havia chegado ao meio-dia, como informei no artigo anterior) – e estava há, também exatamente, três horas dentro de um aviãozinho porcaria (velho e remendado) da Bombardier, sem decolar – pois havia embarcado às 20h, supostamente para decolar às 20h15, mas sem sair do chão ainda às 23h. O voo era o AC7268, de Toronto para Pittsburgh.

O horário original de saída do voo era 18h30. Depois colocaram o indicativo de que o voo estava Retardé e que o novo horário de saúda seria 19h05. Deste foi alterado para 19h50. Deste foi alterado para 20h15, tendo nós embarcado, como previsto nas alterações de plano de voo, às 20h. Era um avião pequeno, com 50 lugares, totalmente lotado, e em quinze minutos embarcamos todos.

A porta foi fechada em seguida e eu, de dentro do avião, avisei a Paloma em Cortland de que poderiam sair para Pittsburgh. A Andrea, o John (namorado) e a Paloma seriam a comitiva a receber no aeroporto de minha querida cidade.

Às 20h30, depois de quinze minutos trancados dentro de um avião fechado, sem nenhuma informação, a (sic) comandante do voo nos informou que haveria considerável demora na decolagem porque, dada a neve intensa que caía, as pistas de decolagem e os caminhos internos do aeroporto precisavam ser constantemente limpados, para não mencionar o fato de que as aeronaves congelavam os flaps e as turbinas e precisavam ser “de-iced” antes da decolagem – fatos que provocavam uma grande fila para decolagem. Disse que iríamos nos afastar do portão de embarque mas pediu que tivéssemos paciência. O aviãozinho começou a taxiar. Andou pelo que me parecer uns três ou quatro quilômetros, devagar, e parou num posto de descongelamento. Vários caminhões amarelos o abordaram e jogaram jatos fortes de água quente, seguidos de enormes lufadas de vento e vapor quentíssimo. Ficamos parados ali uns vinte minutos antes de começar a taxiar novamente. Entramos na fila. Depois de ficar andando da mesma forma que um carro num congestionamento da marginal, a (sic) comandante nos informa que, infelizmente, o painel do avião acusava um problema elétrico, fato que nos forçava retornar ao portão de embarque. Era por volta das 21h45. Voltamos. Disseram que, para evitar novo procedimento de embarque, ficaríamos no próprio avião. Dois mecânicos entraram – e a (sic) comandante e o copiloto saíram. Com os mecânicos, foi um tal de acende e apaga a luz, desliga e liga os motores, para e começa o ar condicionado. Depois de cerca de 20 minutos informaram que não haviam ainda encontrado o problema. Mais dez minutos informaram ter identificado o problema, mas que um deles teria de ir buscar uma pequena peça. Dali um tempinho, deram por consertado o problema, foram embora, e tivemos de esperar a (sic) comandante e o copiloto voltarem. Levaram uns cinco minutos.

Eram quase 23h. Teríamos de atravessar a saga de passar por “de-icing”, entrar na fila, e, só então decolar.

Para encurtar a história, decolamos às 00h08 já do dia de hoje, 16/1/2018. O voo foi tranquilo e tocamos o chão em Pittsburgh à 01h01. Até chegar no terminal, e, depois, até chegar a área de bagagens (foi necessário pegar um trenzinho), foi mais meia-hora. À 1h30 encontrei a Paloma na área de bagagens, já com minha mala. Fomos procurar a Andrea e o John, pegamos o carro, e nos lançamos, debaixo de uma neve forte, a caminho de casa. Chegamos aqui perto das 3h30.

Vamos arredondar a chegada em casa para 3h da manhã. Ficam assim as coisas:

1. Acordei, na casa de meu primo Anello, em Calgary, às 3h da manhã de 15/1/2018;
  2. Saí para o aeroporto às 4h15 de 15/1/2018;
  3. Cheguei ao aeroporto às 4h45, para embarcar às 5h30 e sair às 6h;
  4. O voo, atrasado, saiu às 6h30, hora local (Calgary – GMT -7);
  5. Cheguei a Toronto, com trinta minutos de atraso, ao meio-dia, para pegar o voo para Cleveland às 13h (tudo hora local – GMT -5);
  6. Cheguei ao portão de embarque em cima da hora e o embarque estava fechado;
  7. Queriam me reagendar para o dia seguinte (hoje), de manhã, mas discuti todas as opções e vi que Pittsburgh, para onde havia um voo previsto para 18h30, era uma opção, que escolhi (pois a casa de minha filha fica entre Cleveland e Pittsburgh, mais ou menos no meio);
  8. Fiquei na Lounge da Air Canada e me dirigi para o portão de embarque por volta de 17h30;
  9. Logo em seguida, o horário previsto para partida foi alterado para 19h05;
  10. Logo em seguida, o horário previsto para partida foi alterado para 19h50;
  11. Logo em seguida, o horário previsto para partida foi alterado para 20h15;
  12. Finalmente levantamos voo à 00h08 do dia seguinte, hoje, 16/1/2018;
  13. Cheguei a Pittsburgh (o voo tocou no chão) à 01h01, hora local, que é a mesma de Toronto, Cleveland e New York;
  14. Saí do aeroporto de Pittsburgh por volta da 01h30;
  15. Chegamos em casa por às 03h15;
  16. Fui dormir às 4h;
  17. Fiquei 23 horas acordado (das 5h de 15/1/2018, convertendo o fuso horário, até às 4h de 16/1/2018);
  18. Fiquei em viagem, contando os traslados de carro, por 21h (das 6h15 de 15/1/2018, convertendo o fuso horário até às 3h15 de 16/1/2018);
  19. Tive transtornos com a Imigração em Calgary e em Toronto (já narrados no artigo anterior).
  20. É isso.

Quando estava na Lounge da Air Canada, conversando com a Paloma pelo telefone, lhe disse que tinha tomado uma cerveja de 500ml e duas doses de conhaque para me acalmar. Depois que ela leu meu artigo anterior, autorizou-me a tomar uma terceira dose de conhaque. Creio que os novos acontecimentos aqui narrados me habilitam a pelo menos mais duas doses de conhaque.

Em Cortland, 16 de Janeiro de 2018 (às 16h30)