Dia 03 – 20171223: A Região da Baía de San Francisco

Nossa viagem vai terminar na Califórnia, pertinho de onde eu morei em 1972-1973, a região da Baía de San Francisco. De 15 a 19 de Fevereiro vamos participar de um Congresso, o PBL-2018 (Problem-Based Learning 2018), organizado pela PAN-PBL, que é uma organização dedicada à promoção, nas Américas (PAN é de Pan-American) de “Problem-Based Learning (PBL) and Other Active Methodologies”. O presidente atual da associação é o Prof. Dr. Ulisses Ferreira Araújo, Professor Titular da USP e que foi meu colega na UNICAMP por um bom tempo. Ele é também o Orientador de Doutorado da Paloma, na Faculdade de Educação da USP. Tanto a Paloma como eu tivemos trabalhos aceitos nesse congresso, que terá lugar na University of Santa Clara, em Santa Clara, CA, uma das cidades que se situam ao longo da “San Francisco Bay Area”.

Morei do outro lado da baía em 1972-1973, na linda cidadezinha de Castro Valley, CA, quando fui professor da California State University at Hayward. Foi em Hayward que nasceu a minha filha mais velha, a Andrea Christina Chaves, em 25 de Junho de 1973, enquanto John Dean dava depoimento à CPI do Congresso Americano que investigava o Watergate…

01-Castro Valley02-Castro Valley

Andrea - Garden Park Apts - Castro Valley - 1Andrea - Garden Park Apts - Castro Valley - 2

Castro Valley, CA, era uma cidadezinha pequena, espremida entre Hayward e as montanhas, que tinha quase uma só rua importante: O chamado Foot Hill Boulevard, que levava a San Leandro, Berkeley, Oakland… (de um lado) e (do outro lado) a San Bernardino e San José (por fora das highways). Castro Village era o único pequeno shopping mall que a cidade tinha… mas quebrava o galho. De casa eu ia até ele a pé — não distava mais do que dois quarteirões. Tinha supermercado, drug store, etc.
Eu morava neste conjunto de apartamentos, em Castro Valley, quando a Andrea nasceu, em 25/6/1973. O nome do conjunto de apartamentos era Garden Park Apartments, e o seu endereço 20928 Willbeam Avenue, Castro Valley, CA. Meu apartamento era o da direita, no térreo, do qual se podem ver duas janelas. A da direita era do meu escritório. Tirei essa foto em Julho de 2009, quando passei pelo local com a Paloma, a Bianca e a Priscilla. Estávamos de passagem pela região de San Francisco a caminho de Pasadena, no sul da California, para visitar a Disneyland original. De Pasadena esticamos até San Diego, CA, mais ao sul ainda, quase na divisa com o México, para visitar o parque temático da LEGO, a Legoland San Diego. Já faz mais de oito anos. (No ano seguinte, 2010, comecei a trabalhar como Diretor Pedagógico da empresa que representava, com a exclusividade (à época), a Lego Education no Brasil, a Zoom Education, de São Caetano do Sul. Passei dois anos felizes lá, entre amigos.

Assim, voltaremos à região (onde já estivemos, eu, a Paloma e as meninas, em 2009), 45 anos depois da época em que eu morei ali e que a minha primogênita ali nasceu… Tudo isso é significativo.

 

GoldenGate Bridge02-Golden Gate Bridge01-Alcatraz Prison02-Alcatraz Prison01-Sausalito02-Sausalito

A Golden Gate Bridge, a Prisão de Alcatraz, a romântica Sausalito (do outro lado da Golden Gate)

A região de San Francisco é um dos locais mais interessantes do mundo. Além da cidade, em si, com sua Golden Gate Bridge, a Prisão de Alcatraz, e Sausalito (do outro lado da Golden Gate), etc., está ali, ao lado da baía do lado sul, o famoso Silicon Valley (Vale do Silício, não do Silicone), que hospeda as maiores companhias de tecnologia do país. Ali, por exemplo, estão os “campi” da Apple e da Google, entre outras, pertinho da Universidade Stanford — contrastando o estilo futurístico com o antigo estilo hispânico da California (a segunda foto da Google é de um campus que está planejado para construção em Mountain View).

01-Apple-HQ03-Apple Campus II01-Google presente02-Google future01-Stanford02-Stanford

Tudo ali é perto. (A Microsoft é a exceção, que nasceu no New Mexico, logo se mudou para a área de Seattle, na cidade de Redmond, WA.).

Do outro lado da baía, em que ficam Castro Valley e Hayward, há também a University of California at Berkeley, na pitoresca Berkeley, de belíssima vista de San Francisco, famosa pela contra-cultura e os protestos da era de 60. Em 1968, por aí, os alunos da Universidade (que são a maioria da população da relativamente pequena cidade) fizeram um esforço concentrado e elegeram a maior parte dos vereadores da cidade (membros do City Council, é como são chamados lá). A primeira providência dos novos vereadores foi legalizar a venda e, naturalmente, a posse de maconha nos limites da municipalidade… Bem antes de isso se tornar realidade em Amsterdã, na Holanda!

01-Berkeley
02-Berkely

Dizem os que têm implicância com San Francisco (e que los hay, los hay), que toda loucura que aparece nos Estados Unidos vem da Califórnia, e, na Califórnia, nasce em San Francisco… Mas é uma cidade interessante, que eu prefiro mil vezes a Los Angeles.

Ao Norte de San Francisco há o famoso Napa Valley, hoje celebrado por seus vinhos. Quando eu morei lá os vinhos de Ernest & Julio Gallo eram vinhos baratos, de modo algum famosos. A qualidade dos vinhos da Califórnia melhorou significativamente desde então. E seus preços seguiram a tendência, ficando bem mais caros.

À medida que eu for localizando fotos, vou coloca-las aqui para ilustrar alguns aspectos da vida na região. Portanto, se você tem interesse em ver essas fotos, volte aqui a este post com regularidade.

[Já coloquei várias, hoje mesmo, dia 23/12].

Em São Paulo, 23 de Dezembro de 2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s